VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Produção e composição do leite de cabras Moxotó submetidas a dietas com feno de maniçoba ("Manihot glaziovii" Muell Arg.)

Jácome de Araújo, MarcosNunes de Medeiros, AriosvaldoSoares da Silva, DivanCavalcanti Pimenta Filho, Edgardde Cássia Ramos do Egypto Queiroga, RitaViviane Ubaldo Mesquita, Ítala

Objetivou-se determinar a utilização do feno de Maniçoba (Manihot glaziovii Muell. Arg.) em diferentes níveis (30, 40, 50 e 60%) sobre a produção e composição do leite de cabras Moxotó. Utilizaram-se oito cabras multíparas com aproximadamente 60 dias de lactação, com peso, em média, 44,26±4,23 kg em delineamento quadrado latino duplo 4x 4, com quatro tratamentos, quatro períodos e quatro animais. Cada período teve duração de 15 dias (10 de adaptação dos animais às dietas e 5 para coleta de dados). As cabras foram ordenhadas manualmente duas vezes ao dia (6:30 e 16:00 h), sendo realizada a pesagem individual do leite nos cinco dias de cada período experimental. Não foi observado efeito dos tratamentos sobre a produção (PL) e composição do leite. Os valores médios foram de: 1,38kg PL; 1,43kg/dia PL corrigida (4% gordura); gordura (4,26%); proteína total (3,69%); lactose (4,48%); sólidos totais (13,21%); sólidos não gordurosos (8,97%) e acidez (0,18oD). O balanço de energia líquida foi positivo para todos os tratamentos. Concluiu-se que o feno de maniçoba pode ser usado em até 60% da dieta, sem prejudicar o desempenho dos animais.

Texto completo