VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 177-179

Carrapatos em animais selvagens em um resort e o primeiro registro de Amblyomma sculptum infestando Emu (Dromaius novaehollandiae)

Araújo, Izabela MesquitaMagalhães-Matos, Paulo CesarCordeiro, Matheus DiasPacheco, AdliltonRocha, Bruno SilvaFeitoza, Luis Felipe Barbosa BragaSanavria, ArgemiroFonseca, Adivaldo Henrique

O estudo teve como objetivo identificar espécies de carrapatos presentes no ambiente e entre animais de cativeiro em Mangaratiba, Rio de Janeiro, Brasil. Os carrapatos foram removidos manualmente de animais de cativeiro e no ambiente usando a técnica de arrasto em flanela. Um total de 91 carrapatos foram capturados (51 adultos, 25 ninfas e 15 larvas). Os espécimes foram identificados morfologicamente como Amblyomma sp., Amblyomma dubitatum, Amblyomma ovale e Amblyomma sculptum, e foram distribuídos entre cinco espécies de mamíferos nativos e uma ave exótica. Este estudo também relata o primeiro caso de infestação do emu australiano (Dromaius novaehollandiae) por A. sculptum(AU)

Texto completo