VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 239-242

Alterações histopatologicas induzidas por larvas de Hysterothylacium deardorffoverstreetorum (Nematoda: Raphidascarididae) em Priacanthus arenatus Cuvier, 1829 (Actinopterygii)

Kuraiem, Bianca PortoKnoff, MarceloFelizardo, Nilza NunesMenezes, Rodrigo CaldasGomes, Delir CorrêaSão Clemente, Sérgio Carmona de

Priacanthus arenatus é um peixe que ocorre nas águas do Atlântico ocidental com poucos relatos de parasitimo. Este estudo objetivou relatar as características histológicas causadas pelas larvas de H. deardorffoverstreetorum em P. arenatus. Entre julho e dezembro de 2013, 30 espécimes de P. arenatus foram obtidas de mercados de peixes das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Fragmentos de baço, fígado, parede do estômago e mesentério contendo nódulos foram extraídos para estudo histopatológico. Foi observado através de análise histológica que esses nódulos eram constituídos por uma cápsula de tecido conjuntivo, onde se localizavam os parasitas viáveis, com infiltrado inflamatório granulomatoso, constituído, predominantemente, por macrófagos e linfócitos e por porção central de material amorfo acelular, formado por lâminas concêntricas, ligeiramente basofílico, contendo túneis e, por vezes, restos parasitários. A presença de túneis no material amorfo acelular dos nódulos analisados histologicamente sugerem que as larvas se localizam inicialmente no centro do granuloma e depois migram para a superfície do mesmo.(AU)

Texto completo