VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 144-149

Parasitismo por metacercárias de Sphincterodiplostomum musculosum (Digenea, Diplostomidae) nos olhos de Steindachnerina insculpta (Characiformes, Curimatidae)

Brandão, HelenoYamada, Fábio HidekiToledo, Gislayne de MeloAcosta, Aline AngelinaCarvalho, Edmir DanielSilva, Reinaldo José da

Novas ocorrências e efeitos do parasitismo por metacercárias em olhos de peixe têm sido recentemente discutidas em muitos estudos. O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis de infecção dos vermes de olho Sphincterodiplostomum musculosum Dubois, 1936 (metacercárias) em Steindachnerina insculpta (Fernádez-Yépez, 1948) de três ecossistemas influenciados pelo reservatório de Jurumirim (Rios Paranapanema, Taquari e Veados). Um total de 174 espécimes de peixes foi amostrado de Abril/2011 a Abril/2012. Metacercárias de S. musculosum mostraram altos níveis de infecção nos olhos de S. insculpta em todos os ecossistemas amostrados apresentando ampla distribuição geográfica. As análises histológicas revelaram que, aparentemente, estas metacercárias estavam alojadas por trás da retina. Os peixes menores do rio Taquari estavam menos parasitados por metacercárias do que os adultos. Esse padrão pode ser explicado pelo efeito cumulativo de parasitismo, evidenciado pela correlação positiva entre a abundância de metacercárias e tamanho do corpo dos peixes.

Texto completo