VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 121-126

Indicadores da resposta inflamatória sistêmica em coelhos (Oryctolagus cuniculus) infectados experimentalmente com oocistos esporulados de Eimeria stiedai (Apicomplexa: Eimeriidae)

Freitas, Fagner Luiz da CAlmeida, Katyane de SYamamoto, Beatriz LFreitas, Wagner Luiz da CFagliari, Jose JMachado, Rosangela ZMachado, Celio Raimundo

O hemograma e proteínas de fase aguda foram avaliados durante 28 dias em coelhos adultos, machos, raça branco Nova Zelândia, infectados experimentalmente, via oral, com oocistos esporulados de Eimeria stiedai. Foram usados 50 animais distribuídos em dois grupos: grupo A infectado com 1 × 104 oocistos esporulados de E. stiedai e grupo B inoculado com água destilada. No 7º dia após a infecção (dpi), os animais infectados tiveram anemia, leucocitose com neutrofilia e monocitose. O método de fracionamento de proteínas por eletroforese identificou 19 proteínas de fase aguda com pesos moleculares que variaram entre 24 e 238 kD. A ceruloplasmina, transferrina e haptoglobina tiveram níveis elevados no 7° dpi com aumento progressivo de suas concentrações até o término do período experimental. Desta forma, considerando-se os dados encontrados no presente estudo, E. stiedai é considerado um agente etiológico piogênico que pode ter sua infecção monitorada por determinação do leucograma e das concentrações séricas de ceruloplasmina, transferrina e haptoglobina, podendo ser estes recomendados como exames complementares.(AU)

Texto completo