VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 164-168

Influência do período de jejum no número de instares ninfais e na razão sexual de Argas (Persicargas) miniatus (Acari: Argasidae)

Santos, Huarrisson AÂngelo, Isabele da CFranque, Marcos PVashist, UshaDuarte, Aline FBaldani, Cristiane DThomé, Sandra Maria GFaccini, João Luiz HMassard, Carlos Luiz

Os aspectos biológicos de ninfas de primeiro e segundo instares de Argas (Persicargas) miniatus quando submetidasa diferentes períodos de jejum (15, 30 e 60 dias), foram estudados em estufa climatizada (27 ± 1 °C e 80 ± 10% deumidade relativa) e em ambiente de laboratório. Ninfas de primeiro instar que foram submetidas a um período dejejum de 15 e 30 dias mudaram para ninfas de segundo e terceiro instar, em ambas as condições estudadas. No períodode 60 dias de jejum verificou-se mortalidade de 28 e 37% das ninfas de primeiro instar, em estufa climatizada e emambiente de laboratório, respectivamente. As ninfas sobreviventes não se fixaram sobre os hospedeiros. As ninfas desegundo instar, após 60 dias de jejum, desenvolveram-se em ninfas de terceiro instar ou machos, quando alimentadasem Gallus gallus. Ainda neste grupo, as ninfas de terceiro instar mudaram para adultos (42,42 e 40,54% machos;36,36 e 48,65% fêmeas, nas condições ambiente de laboratório e estufa climatizada, respectivamente) e o restantedesenvolveu-se em ninfas de quarto instar que por sua vez mudaram para fêmeas. Então, a situação de jejum (60 dias)em que as ninfas foram submetidas determinou o número de ninfas no ciclo biológico de A. miniatus, sob as condições experimentais estudadas.(AU)

Texto completo