VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Avaliação de diferentes dietas merídicas sobre a emergência de adultos de Ctenocephalides felis felis (Siphonaptera : Pulicidae)

Paulino da Cruz Vieira, VanessaIvan Fazio Junior, PedroGomes Verocai, GuilhermeRibeiro Correia, ThaisBarbour Scott, Fabio

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de dietas merídicas compostas por sangue de diferentes espécies animais sobre a emergência de adultos da pulga Ctenocephalides felis felis. Foram utilizadas seis dietas artificiais contendo areia e sangue desidratado de cão, boi, coelho e galinha, acrescidas ou não com farelo de trigo. Foram realizadas seis repetições contendo dez ovos de C. f. felis para cada dieta. Após 25 dias de incubação, os ovos foram quantificados e avaliados quanto à emergência de adultos. O número de pulgas emergidas para dietas com sangue de boi, cão, coelho e galinha, com areia e farelo de trigo, foi de aproximadamente oito pulgas. Para as dietas contendo apenas sangue de boi ou de cão e areia, essa emergência foi de aproximadamente uma pulga para ambas. Conclui-se que a origem do sangue empregado na elaboração da dieta não interfere significativamente no percentual de emergência de adultos de C. f. felis. Portanto, pode-se optar pela espécie animal disponível para o preparo da dieta artificial, aliada à suplementação com farelo de trigo, para suprir uma eventual perda nutricional decorrente da desidratação do sangue.

Texto completo