VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Atividade residual in vitro do pelo de cobertura de cães tratados com dinotefuran sobre larvas e adultos de Ctenocephalides felis felis (Bouché, 1835) (Siphonaptera: pulicidae)

R. Correia, ThaísP. da Cruz, Vanessade A. Ribeiro, FranciscoM. P. S. Melo, RaquelI. Fernandes, JulioG Verocai, GuilhermeB. Scott, Fabio

O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade in vitro do resíduo em pelo de cobertura de cães tratados com dinotefuran sobre larvas e adultos de Ctenocephalides felis felis. Foram utilizadas três cadelas da Raça Beagle: a nº 1 foi tratada com uma formulação spray de dinotefuran a 0,834%, a nº 2 com uma formulação "strip-on" de dinotefuran a 30% e a nº 3 foi mantida sem tratamento. Pequenas áreas foram tricotomizadas nos dias 2, 9, 16, 23, 30, 37 e 44 após o tratamento. Para avaliação adulticida e larvicida, foram utilizados pulgas de uma colônia mantida em laboratório. Seis repetições com cada uma contendo 10 exemplares de C. f. felis, acondicionados em tubos de ensaio, da etapa correspondente foram utilizados por dia de desafio. Em cada repetição foi adicionado 0,02 gramas de pelo de cada área tricotomizada e dieta na etapa de larvas. O material da etapa adulto foi avaliado num período de 24 horas, o da etapa larvas foi avaliado após 20 dias de cada desafio. O resíduo no pêlo de cães tratados com ambas as formulações de dinotefuran foi eficaz no controle de larvas por um período de 44 dias, e no controle de adultos as formulações spray e a "strip-on" foram eficazes por um período de 16 e 23 dias, respectivamente.

Texto completo