VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 131-136

Fatores associados à percepção e atitude de consumidores de carne bovina com certificação de origem

Lopes, Marcos AurelioPacheco, Eline OliveiraBruhn, Fábio Rapfael PascotiFaria, Peter BitencoutRocha, Christiane Maria Barcellos Magalhães daVicente, Fábio Henrique

O objetivo deste estudo foi verificar quais fatores socioeconômicos estão relacionados com a decisão de compra de carne comcertificação de origem, além de levantar o perfil de percepção e atitude dos consumidores de carne bovina em São Luís/MA.Foi realizada a descrição das variáveis e construído um modelo múltiplo Generalized Estimating Equations (GEE) de regressãologística visando a identificar possíveis associações entre as características socioeconômicas dos consumidores e os principaisatributos da carne que influenciam a decisão para sua compra levantada por meio das entrevistas entre 400 entrevistados no mêsde março de 2012. O selo de qualidade na aquisição da carne foi o atributo que mais influenciou (32,5%) a decisão de comprados consumidores. A maioria dos entrevistados (68,7%) nunca ouviu falar sobre rastreabilidade bovina. Dentre os que já ouviramfalar, a maior parte (71,2%) está disposta a pagar mais pela carne com certificação de origem, apesar de considerar que hádesvantagens associadas à rastreabilidade, principalmente em relação ao aumento no preço da carne. Consumidores com maiorgrau de escolaridade apresentam 2,62 mais chances de já terem ouvido falar em carne rastreada e 1,90 mais chances de considerarque o principal benefício da carne rastreada é oferecer mais segurança alimentar; enquanto os com maior renda apresentam3,23 mais chances de aceitar pagar mais pela certificação da carne. Ou seja, pessoas com maior escolaridade apresentarammelhor conhecimento sobre esse tipo de certificação, enquanto aqueles com maior renda mostraram maior aceitação em pagarmais caro pela carne bovina rastreada.(AU)

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