VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Efeitos da embalagem em atmosfera modificada sobre as alterações microbiológicas, químicas e sensoriais de pargo (Pagrus pagrus)

Lima Salgado, Raquelde Castro Beltrão da Costa, JulianaAdam Conte Júnior, CarlosFernández, ManuelaQueiroz de Freitas, MônicaBorges Mano, Sérgio

Para avaliar os efeitos da embalagem em atmosfera modificada na vida útil do pargo (Pagrus pagrus), 20 amostras foramsubmetidas a quatro diferentes tratamentos: 100% ar, 100% CO2, 100% N2, e 50/50 CO2/N2. Durante os 16 dias de estocagemforam coletadas amostras para contagem total de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas (CTBHAM), pH e avaliaçãosensorial de cor e odor. Os resultados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos para realização de uma análiseestatística descritiva. O crescimento bacteriano foi mais acelerado, respectivamente, nas amostras embaladas em 100% ar,100% N2 e 50/50 CO2/N2, sendo os menores crescimentos observados nas embaladas em 100% CO2. As amostras emaerobiose apresentaram um aumento do pH, atingindo um máximo de 7,07 no 8o dia de estocagem, assim como as amostrasembaladas em 100% N2 atingiram um valor máximo de 7,49 no 16o dia. Os aspectos sensoriais da degradação foramprimeiramente observados no ar e mais tardiamente em 100% CO2. Pode-se concluir que a embalagem contendo 100% CO2se destacou das demais, mostrando bom desempenho na preservação da carne de pargo, aumentando sua vida útil e sendoa mais eficiente na manutenção dos parâmetros de qualidade.

Texto completo