VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Lesions in 224 spleens of splenectomized dogs and evalution of alternative techniques for previous microscopic diagnosis

Figueiredo, Rafael S.Muramoto, CaterinaFontes, Thanielle N.Meneses, Iris D.S.Cardoso, Paula G.S.Vieira Filho, Carlos H.C.Estrela-Lima, AlessandraPeixoto, Tiago C.

RESUMO: Rotineiramente, frente à detecção de uma lesão proliferativa esplênica, médicos veterinários costumam optar pela esplenectomia antes de se obter o diagnóstico definitivo da lesão esplênica, o que pode trazer consequências deletérias ao cão. O mais apropriado seria, contudo, a sua adoção, como medida terapêutica, apenas nos casos com comprovada indicação cirúrgica, o que pode ser estabelecido após o diagnóstico microscópico e prognóstico definidos. Os objetivos desse estudo foram: determinar a frequência dos diferentes tipos de lesão em baços de cães esplenectomizados no período de 12 anos (2006-2017); determinar a representatividade das lesões neoplásicas (benignas e malignas) e não neoplásicas; avaliar e comparar a segurança e a eficiência da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) e da biópsia por agulha Tru-cut guiadas por ultrassom para o diagnóstico citológico e histopatológico, respectivamente, de lesões nodulares esplênicas. No período estudado foram encontrados 224 casos de lesões em baços esplenectomizados. A frequência de lesões não neoplásicas (50,45%, 113/224) e neoplásicas (49,55%, 111/224) esplênicas foi muito semelhante. Entre as neoplásicas, as de caráter maligno foram mais frequentes (79,27%, 88/111) e o hemangiossarcoma o mais comum (52,25%, 58/111). A possibilidade de ocorrência de uma neoplasia maligna foi cerca de 74% maior do que uma benigna. Em suma, verificou-se que em 60,71% (136/224) dos casos estudados, tratava-se de lesões benignas que não teriam indicação de esplenectomia. As técnicas de PAAF e a biópsia por agulha Tru-cut demonstraram ter baixo risco de complicações. Quanto à eficácia diagnóstica, pela PAAF obteve-se 71,43% (15/21) de diagnósticos conclusivos, sendo 60% (9/15) desses compatíveis com o resultado final realizado pela avaliação histopatológica, após a esplenectomia (padrão ouro). Já a biópsia por Tru-cut obteve 71,43% (5/7) de diagnósticos conclusivos e 28,57% (2/7) de inconclusivos. Dentre os conclusivos, em 100% dos casos o diagnóstico foi compatível com o padrão ouro. Desta maneira, visto a possibilidade de ocorrência de lesões esplênicas benignas em cães serem 1,52 vezes maior do que as malignas deve ser recomentado a adoção de esplenectomia, como medida terapêutica, apenas nos casos com comprovada indicação cirúrgica, o que pode ser estabelecido após o diagnóstico microscópico e prognóstico definidos. O uso da PAAF e da biópsia por Tru-cut deve ser recomentado, sobretudo, para lesões esplênicas pequenas e focais, uma vez que tais técnicas representam boas alternativas para o estabelecimento do diagnóstico prévio a esplenectomia, o que pode reduzir o número de esplenectomias desnecessárias. Enfatiza-se a importância da recomendação de tais técnicas, sobretudo para cães com lesões esplênicas focais menores do que três centímetros.

Texto completo