VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Acute phase proteins in serum and cerebrospinal fluid in healthy cattle: possible use for assessment of neurological diseases

Filippo, Paula A. DiLannes, Saulo T.Meireles, Marcos A.D.Nogueira, Andressa F.S.Ribeiro, Luiza M.F.Graça, Flavio A.S.Glória, Leonardo S.

RESUMO: O uso de proteínas de fase aguda (PFAs) para a avaliação da saúde e da doença em animais de produção tem aumentado consideravelmente na última década. O objetivo deste estudo foi determinar a concentração normal de PAFs no soro e no líquido cefalorraquidiano (LCR) de bovinos sadios por meio da eletroforese em gel de poliacrilamida. Foram avaliados cinquenta animais mestiços (350±70kg de PV e 18±1,2 meses de idade), 25 novilhas e 25 novilhos. As amostras de LCR foram colhidas no espaço atlanto-occipital (AO) e as amostras de sangue obtidas da veia jugular. As PAFs do soro e do LCR foram determinadas através da eletroforese em gel poliacrilamida. Trinta e sete proteínas com pesos moleculares que variaram entre 7 e 37kDa foram identificadas no LCR de todos os animais, independente do sexo. Estas oito proteínas foram nominalmente identificadas como imunoglobulina A e G, ceruloplasmina, transferrina, albumina, 1-antitripsina, glicoproteína ácida, e haptoglobina. As frações de proteínas presentes no LCR não diferiram entre novilhas e novilhos. No soro de machos e fêmeas, 34 proteínas com pesos moleculares entre 7 e 244 kDa foram identificadas. As proteínas do soro foram similarmente identificadas, entretanto a 1-antitripsina foi identificada somente no LCR. Os valores séricos de glicoproteína ácida e imunoglobulina G foram significativamente mais elevados nas novilhas em comparação aos novilhos. Em conclusão, a determinação das concentrações de proteínas de fase aguda presentes do LCR pode ser útil no diagnóstico e monitoramento da progressão de doenças neurológicas bovinas, talvez possa ainda direcionar procedimentos terapêuticos. O perfil eletroforético do LCR de bovinos hígidos não se altera em função do sexo.

Texto completo