VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Mammary artery Doppler ultrasonography of Brazilian Bergamasca dairy ewe lambs under the influence of two different feeding plans

Dantas, ArianeSiqueira, Edson R.Fernandes, SimoneOba, EuniceMachado, Vânia M.V.Castilho, André M.Sartori, Márcia M.P.Santos, Roberta V.

RESUMO: O suprimento sanguíneo da glândula mamária é extremamente importante, uma vez que é um fator crucial para o desenvolvimento do tecido mamário. Assim, a necessidade de registro dos parâmetros de fluxo sanguíneo arterial é evidente. O objetivo do estudo foi descrever e avaliar as principais características hemodinâmicas da artéria mamária de cordeiras submetidas a diferentes taxas de crescimento, usando o ultrassom Doppler. Dois grupos experimentais, A e B, (n=10) de cordeiras da raça Bergamácia brasileira foram mantidas sob as mesmas condições de manejo e instalações. O estudo foi dividido em diferentes fases, sendo: Fase 1, de 90 dias de idade até o início da puberdade; Fase 2, desde a puberdade até 1 ano de idade. Durante a fase 1, dietas específicas foram formuladas para cada grupo experimental, a fim de obter duas médias diferentes de ganho de peso diário: 150g, para o tratamento A, e 250g, para o tratamento B. Durante a Fase 2, não houve diferença na dieta oferecida para os dois grupos. A cada 14 dias, todos os animais foram pesados e determinado o escore de condição corporal. A cada 60 dias, exames de ultrassom (Doppler) da artéria mamária foram realizados a fim de calcular os índices de resistência e pulsatilidade. As cordeiras do tratamento B registrou maior ganho de peso e escore de condição corporal (P 0,05). No entanto, não houve diferença para os índices de resistência e pulsatilidade entre os tratamentos (P>0,05). Os valores hemodinâmicos permaneceram constantes, independente da dieta ou o desenvolvimento do corpo apresentada pelos animais. Assim, os dados obtidos são informações valiosas sobre o desenvolvimento da raça a que se refere.

Texto completo