VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 75-79

Carcinoma de células de transição de bexiga urinária com metástase em vértebras lombares e compressão de medula espinhal em uma jaguatirica (Leopardus pardalis)

Nakagaki, Karen Y. RLima, Pâmela AUtiumi, Kiyoko UPires, Marco A. MZanatta, RosanaBoabaid, Fabiana MColodel, Edson MRaymundo, Djeison L

O presente trabalho relata um caso de carcinoma de células de transição (TCC) da bexiga urinária com metástase em vértebras lombares e compressão da medula espinhal em uma jaguatirica fêmea adulta (Leopardus pardalis), no estado do Mato Grosso. A jaguatirica manifestava paralisia de membros pélvicos e úlceras de decúbito na região posterior do corpo e foi submetida a eutanásia. Na necropsia observou-se um nódulo multilobulado e irregular, brancoamarelado na bexiga urinária, de consistência macia com origem na mucosa vesical e que se estendia às camadas musculares e à serosa. Nódulos de aspecto semelhante infiltrando as vértebras L6 e L7 e invasão do canal vertebral correspondente. No exame histológico foi observada proliferação neoplásica na bexiga urinária com com características de TCC não papilar e infiltrativo, com marcação imuno-histoquímica positiva para pancitoqueratina, forte marcação para citoqueratina de baixo peso molecular e fraca ou inexistente para citoqueratina de alto peso molecular. Este é o primeiro relato de TCC em bexiga urinária de jaguatirica no Brasil.(AU)

Texto completo