VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 931-935

Pesquisa de Salmonella spp. e avaliação da patogenicidade, citotoxidade de isolados de Escherichia coli procedentes de pardais (Passer domesticus)

Vilela, Sineide M. OPinheiro Júnior, José WSilva, José S. APace, Fernanda deSilveira, Wanderley DSaukas, Tomoe NReis, Eliane M. FMota, Rinaldo A

Objetivou-se com este estudo pesquisar a ocorrência de Salmonella spp. e Escherichia coli em amostras de fezes de pardais, além de avaliar a patogenicidade, citotoxicidade e perfil de sensibilidade dos isolados frente a antimicrobianos. Foram capturados 228 pardais em oito granjas. O teste de patogenicidade in vitro foi realizado por meio do cultivo dos isolados em ágar oxalato de magnésio acrescido de vermelho de congo, enquanto o teste de patogenicidade in vivo foi realizado em pintos de um dia. Para o estudo dos indicadores dos efeitos citotóxicos, as amostras foram inoculadas em células Vero. Os resultados obtidos quanto ao isolamento de Escherichia coli confirmaram a presença deste microorganismo em 30 (13,2%) amostras analisadas. Destes isolados, dez (33,3%) apresentaram capacidade de absorção do vermelho congo. Quanto à patogenicidade in vivo observou-se uma taxa de mortalidade de 68,0% das amostras analisadas. Dos 20 isolados testados quanto à produção de citotoxina, nenhum apresentou efeito citotóxico nas células Vero. Obteve-se o isolamento de Salmonella spp. em apenas uma amostra (0,04%), sendo tipificada em Salmonella enterica subespécie houtenae. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam a necessidade da realização de novos estudos para identificar outros fatores de virulência das amostras de E. coli e traçar o perfil filogenético dos isolados para estabelecer uma relação com surtos de colibacilose em galinhas e frango de corte na região estudada, além de analisar os pontos críticos na cadeia produtiva da avicultura para identificar a origem da Salmonella enterica subespécie houtenae.(AU)

Texto completo