VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 511-515

Estenose retal em suínos associada à enterite causada por Salmonella Typhimurium em animais infectados pelo circovírus suíno tipo 2 (PCV2)

Watanabe, Tatiane Terumi NegrãoZlotowski, PriscilaOliveira, Luiz Gustavo Schneider deRolim, Verônica MachadoGomes, Marcos José PereiraSnel, GustavoDriemeier, David

Estenose retal é uma constrição anular fibrosa do reto que pode ser decorrente de qualquer doença entérica crônica necrotizante. Em suínos, é em muitos casos uma seqüela de infecção por Salmonella. Circovírus suíno tipo 2 é um patógeno bem conhecido que causa imunodepressão em suínos e apresenta distribuição mundial. No presente trabalho, estenose retal foi observada em 160 suínos em um rebanho que teve um surto de salmonelose entérica durante 4 meses. Distensão da parede abdominal e diarreia foram os principais sinais clínicos observados. Foram analisados cinco suínos que demonstraram cicatrização anular da parede do reto 5,0 a 7,0 cm anterior a junção anoretal e imuno-histoquímica positiva para Salmonella spp. no intestino grosso. Antígeno de Circovírus suíno tipo 2 foi observado no linfonodo mesentérico de quatro suínos e no intestino grosso de três.(AU)

Texto completo