VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 6-12

Persistência de dentes quarto pré-molares inferiores decíduos de cão com presença de dentes permanentes erupcionados em furca (Relato de caso)

Ferro, Daniel GCarboni, BrunaDevito, Fernanda CMarques, Jeniffer SFerreira, JonathanCorrea, Herbert LimaVenturini, Michéle A. F. A

A persistência de dentes decíduos é uma alteração comum em cães, especialmente raças pequenas. Indicase a extração dos dentes decíduos logo após o início da erupção dos dentes permanentes, o que torna premente a técnica cirúrgica correta a fim de evitar complicações como a lesão da raiz do dente permanente e a fratura de raízes dos dentes decíduos. O dente quarto pré-molar inferior decíduo de cães mostra especial dificuldade de extração em virtude de suas raízes delgadas e longas. Não raro, a presença do dente permanente já erupcionado e ainda oculto sob o tecido gengival exige diagnóstico radiográfico preciso e técnica apurada de extração. Este artigo apresenta um caso de dentes quarto pré-molares decíduos persistentes bilaterais em um cão.(AU)