VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 405-414

Population characteristics, space use and habitat associations of the seahorse Hippocampus reidi (Teleostei: Syngnathidae)

Rosa, Ierecê LucenaOliveira, Tacyana P. RCastro, André L. CMoraes, Luiz E. de SouzaXavier, Josias H. ANottingham, Mara CDias, Thelma L. PBruto-Costa, Leonardo VAraújo, Maria EBirolo, Alesandra BMai, Ana C. GMonteiro-Neto, Cassiano

Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma espécie ameaçada de cavalo-marinho, Hippocampus reidi, enfatizando a importância de utilizar informações ecológicas nas ações de conservação e manejo. Dados de censo visual (transectos de 50 x 2m) obtidos nas porções NE, SE e S da costa brasileira revelaram uma distribuição heterogênea entre as localidades, talvez relacionada à pressão de coleta, e uma densidade média de 0.026 ind.m-2. Os resultados sugerem limitação no uso do espaço por H. reidi (consistente com a área vital estimada e com a re-avistagem de exemplares) e que a reprodução ocorre o ano inteiro, embora com possíveis picos. Os componentes da estrutura do habitat mais freqüentemente utilizados como pontos de ancoragem pelos cavalos-marinhos foram vegetação de mangue, macroalgas, cnidários, capim marinho e briozoários. Recomendações conservacionistas incluem caracterização adicional e mapeamento de habitats; avaliação da disponibilidade e condição dos microhabitats em áreas selecionadas, e estudos sobre rotas de dispersão durante as fases iniciais de vida(AU)

Texto completo