VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 363-369

Infestation pattern and parasitic castration of the crustacean Riggia paranensis (Crustacea: Cymothoidea) on the fresh water fish Cyphocharax gilbert (Teleostei: Curimatidae)

Azevedo, Juliana de SouzaSilva, Leonardo Gomes daBizerri, Carlos Roberto Silveira FontenelleDansa-Petretski, Marilvia AlencarLima, Neuza Rejane Wille

Cyphocharax gilbert infestado por Riggia paranensis apresenta castração parasitária. A prevalência do parasito varia entre diferentes ambientes, sendo maior no trecho médio do rio Itabapoana. Os peixes foram coletados mensalmente neste rio usando duas tarrafas (lançadas por 30 vezes durante o dia) e redes de espera por 12 horas, do crepúsculo ao amanhecer, entre setembro de 1997 e agosto de 2000. O padrão de infestação foi investigado em 1358 peixes. Peixes infestados apresentaram um ou dois parasitos, representando 57,9 por cento da população e a maioria deles (62,9 por cento) foi coletada no período de maior precipitação (primavera-verão). O parasito não apresentou preferência por sexo ou tamanho do hospedeiro. No total, 91,5 por cento de 511 parasitos examinados apresentaram um tamanho corpóreo que representou de 10,1 por cento a 20 por cento do comprimento padrão do hospedeiro. A condição reprodutiva em 311 espécimes R. paranensis foi analisada através da presença de oócitos no ovário e ovos ou embriões no marsúpio, sendo que cerca de 73 por cento estavam em fase de reprodução, apresentando um tamanho corporal que variou entre 5,1 por cento a 20 por cento do comprimento padrão do hospedeiro. O tamanho dos parasitos imaturos variou de 0,1 por cento a 5 por cento do tamanho do hospedeiro. Os resultados sugerem que R. paranensis pode adotar uma estratégia de rápido crescimento e deve aumentar o investimento em reprodução quando ocupa grande parte do espaço disponível na cavidade pericardial do hospedeiro.(AU)

Texto completo