Molecular identification, early development and distribution of larval blunthead puffer Sphoeroides pachygaster (Teleostei: Tetraodontidae) off southeastern Brazil
Grande, HenriqueBonecker, Ana C. T.Julio, Mariana M.Katsuragawa, MarioZani-Teixeira, Maria de LourdesChuqui, Mateus G.Spirgatis, Artur R.França, Gabriela B.Brandini, Frederico P.Namiki, Cláudia A. P.
Resumo Os estágios larvais iniciais (pré-flexão e flexão) do baiacu Sphoeroides pachygaster foram estudados com base em amostras de ictioplâncton coletadas ao largo da costa sudeste do Brasil. A identificação das espécies foi realizada por meio de análise molecular, complementada por características morfológicas, morfométricas e merísticas de diferentes estágios de desenvolvimento larval. No total foram coletados 4077 espécimes, dos quais a grande maioria (4071 larvas) se encontrava no estágio de pré-flexão, enquanto apenas 6 larvas estavam no estágio de flexão. As larvas possuem corpo robusto, altura moderada (profundidade do corpo = 35,8% do comprimento do corpo no início da pré-flexão e 33,9% na fase de flexão) e olhos grandes (diâmetro do olho = 48,6% do comprimento da cabeça na fase de pré-flexão e 36,8% no estágio de flexão). A cauda é mais longa no início do estágio de pré-flexão (aproximadamente 45% do comprimento do corpo em 1,53 mm), mas diminuiu de comprimento durante o estágio de flexão (aproximadamente 20% do comprimento do corpo em 6,43 mm). A flexão da notocorda iniciou-se por volta de 5,69 mm e continuou até pelo menos 6,43 mm. A primeira observação de corpo inflado foi registrada em uma larva medindo 5,98 mm. As larvas de S. pachygaster têm uma ampla distribuição na área de estudo, variando da plataforma externa às águas oceânicas. Verticalmente, a espécie é predominantemente encontrada nas camadas superiores da coluna d'água, entre 0 e 50 m de profundidade.
Texto completo