VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Integrative taxonomy reveals a new species of Neotropical headstanding fish in genus Schizodon (Characiformes: Anostomidae)

Garavello, Júlio C.Ramirez, Jorge L.Oliveira, Alexandre K. deBritski, Heraldo A.Birindelli, José L. O.Galetti Jr, Pedro M.

Resumo Schizodon engloba aproximadamente 15 espécies de peixes neotropicais. A taxonomia integrativa, combinando análises moleculares e morfométricas com métodos taxonômicos tradicionais, foi utilizada para investigar Schizodon vittatus e sua potencial espécie irmã. As diferenças moleculares (DNA barcoding) entre as duas espécies são maiores do que a variação intraespecífica observada em espécies congêneres, e as duas espécies representam linhagens distintas por aproximadamente um milhão de anos. As duas espécies são morfologicamente muito similares e os dados merísticos mostram grande sobreposição. As análises morfométricas também mostraram sobreposição entre as duas espécies, mas indicaram diferenças na altura do pedúnculo caudal, no diâmetro interorbital, e no comprimento dos raios da nadadeira anal. O padrão de colorido parece fornecer uma característica diagnóstica clara para as duas espécies. Schizodon vittatus normalmente possui quatro faixas escuras transversais no corpo e sua espécie irmã tem três faixas, com a quarta, se presente, inconspícua e dorsal à linha lateral. Schizodon vittatus é redescrita com base no tipo e em espécimes coletados recentemente; sua localidade tipo é revisitada e a sua distribuição conhecida é restringida às drenagens do Araguaia e Tocantins. A nova espécie, irmã de S. vittatus e distribuída nas drenagens do Xingu e Tapajós, é descrita. Uma chave para a identificação das espécies do clado amazônico de Schizodon é apresentada.

Texto completo