VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Taxonomic loss and functional reduction over time in the ichthyofauna of the Taquaruçu Reservoir, lower Paranapanema River, Southern Brazil

Ferraz, João D.Casimiro, Armando C. R.Garcia, Diego A. Z.Pereira, Alan D.Jarduli, Lucas R.Almeida, Fernanda S. deOrsi, Mário L.

Resumo Avaliamos a composição de peixes e atributos ecológicos da ictiofauna coletada em uma zona limnológica do reservatório de Taquaruçu, baixo rio Paranapanema. As informações sobre a comunidade de peixes foram atualizadas quando comparadas ao estudo anterior (2006). O escalonamento multidimensional não métrico (NMDS) mostrou diferenças na composição de espécies entre os períodos, e as médias ponderadas da comunidade (CWMs) exibiram mudanças na composição funcional ao longo do tempo. Quatro índices funcionais foram utilizados na análise de coordenadas principais (PcoA) para medir as mudanças no espaço funcional das espécies, enquanto a -diversidade funcional inspecionou diferenças na composição de traços entre os períodos. Foram amostrados 1,203 indivíduos de 43 espécies, sendo 16 não-nativas e 14 novos registros. Em comparação com 2006, 27 espécies estavam ausentes, a maioria nativa de Loricariidae e Anostomidae, enquanto Curimatidae e Pimelodidae diminuíram em abundância. Os índices funcionais mostraram redução na diversidade funcional, enquanto novos registros de espécies exibiram redundância funcional. Pode ter ocorrido uma simplificação da comunidade de peixes ao longo do tempo, excluindo as espécies migradoras e especialistas como os herbívoros e detritívoros. Dessa forma, concluímos que a ictiofauna do reservatório de Taquaruçu pode estar sofrendo um processo de homogeneização biótica.

Texto completo