VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 663-672

Morphological analysis of the oviduct, oviducal gland and isthmus of the blue shark Prionace glauca (Linnaeus, 1758) (Elasmobranchii: Carcharhiniformes)

Rangel, Bianca SBruno, Carlos E. MalavasiSalmon, ThierryCiena, Adriano PMiglino, Maria AAmorim, Alberto FRici, Rose E. G

A glândula oviducal presente nos elasmobrânquios está correlacionada com a estratégia reprodutiva, cuja função é de produzir o muco, formar o envelope terciário do ovo e armazenar espermatozóides. A glândula contém quatro zonas: club, papilar, baffle e terminal. Foi descrita a estrutura do oviduto, glândula oviducal e istmo do tubarão-azul, Prionace glauca , pelas técnicas macroscópica, microscópica de luz e eletrônica de varredura. Foi observado que no oviduto e istmo o epitélio é pregueado de revestimento simples, colunar, ciliado com células glandulares. Na glândula oviducal o tecido de revestimento é semelhante ao oviduto e istmo nas quatro zonas. Na zona terminal observou-se a presença de espermatozoides no lúmen dos túbulos secretores que permanecem estocados mesmo na ausência de copula recente. Aqui, estudaram-se esses órgãos e suas conexões na tentativa de elucidar os mecanismos da reprodução no tubarão azul, apresentando os aspectos tridimensionais, desta forma agregando informações morfológicas importantes para o entendimento da estrutura e funcionamento desses órgãos de fundamental importância na vida da maioria dos elasmobrânquios.(AU)

Texto completo