VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 677-684

Allometric larval growth of the bottom-dwelling catfish Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876 (Siluriformes: Pseudopimelodidae)

Mello, Gabriel Caetano Guimarães deSantos, José Enemir dosGuimarães-Cruz, Rodrigo JoséGodinho, Alexandre LimaGodinho, Hugo Pereira

Investigamos o padrão de crescimento inicial do pacamã, Lophiosilurus alexandri , um bagre endêmico da bacia do rio São Francisco, Brasil. Larvas de pacamã foram mantidas numa canaleta horizontal de metal galvanizado durante 29 dias após a eclosão. Diariamente, coletamos circa 10 larvas (número total = 285) das quais obtivemos o comprimento total (variável independente) e 11 outras medidas corporais (variáveis dependentes). Fizemos regressões lineares nos dados log transformados para determinar o padrão de crescimento das medidas corporais e respectivo ponto de inflexão das curvas de crescimento. Exceto comprimento do tronco, largura do tronco e volume do saco vitelino, as demais medidas corporais apresentaram crescimento alométrico positivo até o respectivo ponto de inflexão, seguido de redução na taxa relativa de crescimento. Embora a largura do tronco apresentasse crescimento alométrico positivo, não foi detectado um ponto de inflexão significativo. O achatamento dorso-ventral da cabeça, presente nos adultos, mostrou-se evidente nas larvas com o acentuado crescimento alométrico de sua largura. Os barbilhões maxilares exibiram a maior taxa de crescimento. O extraordinário crescimento dos olhos e dos barbilhões maxilares e a habilidade adquirida para a captura de presas (como sugere o crescimento do comprimento bucal) reforçam a hipótese de prioridade de crescimento em que os órgãos essenciais são os primeiros a se desenvolverem.(AU)

Texto completo