VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 835-844

Toxicity of cryoprotectants on Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1837) (curimba) embryos in an experimental incubator (Characiformes: Prochilodontidae)

Paula, Daniella A. JMachado, Mônica R. FMurgas, Luis D. SRabelo, DenílsonZangerônimo, Márcio GV. R. Neto, RafaelAndrade, Estefânia SAndrade, Eliane A

Este trabalho avaliou o efeito de substâncias crioprotetoras sobre embriões de Prochilodus lineatus em uma incubadora experimental. O estudo aplicou combinações de álcool polivinílico, hidroxietilcelulose, gelatina e soro fetal bovino com dimetilosulfóxido e etilenoglicol em uma nova incubadora experimental. Foram avaliadas a morfologia dos embriões, a viabilidade larval e a eficiência das incubadoras experimentais na manutenção da qualidade dos embriões. Este estudo demonstra a associação eficiente entre hidroxietilcelulose e dimetilsulfóxido pela maior viabilidade (p<0,05) encontrada para os embriões (72,9 ± 23,9%). Deve-se notar também a permeação dos crioprotetores nos embriões através das alterações encontradas no diâmetro córion, diâmetro do embrião e no volume do embrião comparando os tratamentos ao grupo controle (água) (p<0,05), estes resultados podem ajudar em futuros protocolos de criopreservação. Embora a temperatura e a oxigenação diferiram entre as incubadoras comuns e as experimentais (p<0,05), os resultados mostraram elevada taxa de fertilização (79,6 ± 13,2%) para incubadoras experimentais (p<0,05), o que é suficiente para a manutenção de embriões em ambiente crioprotetor e permite efetivamente a experimentação por longos períodos com substâncias crioprotetoras. A criopreservação de embriões de peixes ainda não foi realizada e novas abordagens são necessárias para a compreensão da permeabilidade dos embriões de teleósteos, especialmente em espécies nativas brasileiras.(AU)

Texto completo