VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 661-665

Vitamin E and reduced glutathione in Prochilodus lineatus (curimba) semen cryopreservation (Characiformes: Prochilodontidae)

Paula, Daniella A. JAndrade, Estefânia SMurgas, Luis D. SFelizardo, Viviane OWinkaler, Elissandra UZeviani, WalmesFreitas, Rilke T. F

Este estudo avaliou a adição de antioxidantes vitamina E e glutationa reduzida no sêmen criopreservado de curimba (Prochilodus lineatus) e comparou solução de bicarbonato de sódio e água destilada como ativadores. O experimento foi conduzido na estação ambiental da CEMIG, em Itutinga-MG, entre Dezembro/2009 e Janeiro/2010. Sêmen de sete animais, com motilidade espermática acima de 80%, foi diluído em soluções crioprotetoras compostas por metanol 10% e lactose 15% em diferentes concentrações de antioxidantes: 50 (VE50), 100 (VE100) e 250 (VE250) µM de vitamina E, 0,5 (RG5.5), 1,0 (RG1.0) e 1,5 (RG1.5) mM glutationa reduzida e uma solução controle sem antioxidante. O sêmen foi diluído na proporção de 1:4 (100 µL de sêmen: 400 µL de solução crioprotetora). A toxicidade das soluções foi avaliada pela motilidade espermática após de 10 minutos em solução. O restante do sêmen diluído foi armazenado em palhetas de 0,5 mL mantidos em vapor de nitrogênio por 24 horas e estocado em cilindro de nitrogênio líquido por quatro dias. As amostras foram descongeladas em banho-maria a 60°C por 8 segundos e avaliada a taxa (%) e duração (s) pela ativação do sêmen com água destilada e bicarbonato de sódio a 1%. No teste de toxicidade, observamos que os antioxidantes da vitamina E e glutationa, nas diferentes concentrações, não foram tóxicos para o sêmen do curimba (P>0,05). A duração da motilidade foi maior (P<0,05) no sêmen ativado com bicarbonato de sódio, sendo o melhor ativador para o sêmen nestas condições. Não houve diferenças significativas entre as soluções crioprotetoras utilizadas para sêmen antes e após congelamento (P>0,05). Assim, os antioxidantes vitamina E e glutationa reduzida não melhoram a qualidade do sêmen criopreservado de curimba, mas não causam efeitos tóxicos para o sêmen in natura e criopreservados por não diminuir sua qualidade durante a criopreservação.(AU)

Texto completo