VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 351-360

Recursos didáticos utilizados nas aulas práticas do curso de medicina veterinária em universidades do estado do Paraná

Zanetti, Michelle Baranski FrancoSchmidt, Elizabeth Moreira dos SantosGarcia, Tânia Figueiredo Braga

Buscou-se um diagnóstico atual quanto aos instrumentos didáticos utilizados nas aulas práticas noensino da Medicina Veterinária, abordando o uso de animais, de métodos substitutivos e dos Comitêsde Ética. A pesquisa foi realizada em cinco universidades que ofertam o curso de Medicina Veterinária,no Estado do Paraná, com a colaboração de 21 professores e 554 alunos, nas disciplinas deFarmacologia, Fisiologia, Anestesiologia e Técnica Cirúrgica. O instrumento de coleta de informaçõesutilizado foi um questionário semi-aberto, sendo um específico para os professores e outro para osalunos. As análises quantitativas e qualitativas dos elementos e evidências resultantes da pesquisapermitiram relatar que a participação de animais no ensino da Medicina Veterinária ocorre em todasas disciplinas pesquisadas e foi considerada essencial para a adequada formação profissional,pela maioria dos participantes da pesquisa – 79,1% dos alunos e 61,9% dos professores. As formasde participação dos animais no ensino de Medicina Veterinária carecem de definições claras para oestabelecimento de objetivos e recomendações éticas quanto ao seu emprego didático, sugerindo-seo uso dos termos “participação prejudicial” e “participação não prejudicial” dos animais. Dentre asdisciplinas pesquisadas, 83,3% utilizam algum método substitutivo em aula eem 33,3% não há maisa participação prejudicial de animais. Apesar do uso prejudicial de animais ter se mostrado predominantena Medicina Veterinária, essa investigação revela sinais de mudança na postura dos professoresem relação a uma maior consideração moral para com os animais, indicando a possibilidade de seestabelecer um ensino sem uso prejudicial de animais.(AU)