VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 229-232

Aspectos histopatológicos do sistema hepatobiliar de três felinos domésticos parasitados por Platynosomum concinnum (Trematoda: Dicrocoeliidae) (AU)

Filgueira, Kilder DantasAhid, Silvia Maria MendesPaula, Valéria Veras deBatista, Jael SoaresSuassuna-Bezzera, Ana Carla Diógenes

O presente trabalho descreve as lesões histopatológicas hepatobiliares de felinos domésticos parasitados por platynosomum concinnum. Três gatas, de raças e idades variadas, foram necropsiadas na cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Exemplares de parasitas foram coletados e submetidos à análise em microscopia óptica para o diagnóstico morfológico. Fragmentos de fígado foram obtidos e encaminhados para exame histopatológico. No lúmen dos ductos biliares e da vesícula bibliar, parasitas com características morfológicas conduziram à identificação do trematódeo P. concinnum. Os achados histopatológicos foram compatíveis com hepatite crônica proliferativa e lipidose hepática. O conhecimento das lesões histopatológicas post-mortem do sistema hepatobiliar de felinos acometidos por P. concinnum poderá auxiliar em casos clínicos posteriores, no sentido da adoção de medidas terapêuticas frente às alterações presentes(AU)