VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 159-165

Estudo comparativo dos efeitos da associação anestésica cetamina-xilazina ou tiletamina-zolazepam em macacos-prego (Cebus – Linnaeus, 1758)

Santana, Vanessa Lira deSilva, Rosângela Maria Nunes daSouza, Almir Pereira deFerreira, Adriano FernandesWagner, Paulo Guilherme CarnielEvêncio Neto, JoaquimNóbrega Neto, Pedro Isidoro da

Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos das associações anestésicas cetamina-xilazina e tiletamina-zolazepam em macacos-prego. Para tanto, foram utilizados 16 animais adultos, machos e fêmeas, clinicamente saudáveis, distribuídos aleatoriamente em dois grupos experimentais (CGX e GTZ) de igual número (n=8). Após contenção física, administrou-se aos animais do GCX, por via intramuscular, cetamina (10,g/kg) associada à xilazina (2mg/kg); enquanto nos do GTZ foi administrada a associação de tiletamina-zolazepam (5 mg/kg), pela mesma via. Foram avaliados os seguintes parâmetros fisiológicos: freqüência respiratória (FR); freqüência cardíaca (FC); temperatura corporal (TC); e as variáveis eletrocardiográficas Pms, PR, QRS, QT, RR, PmV, RmV. As coletas dos dados foram feitas de 10 em 10 minutos após a aplicação do anestésico dissociativo (M10, M20 e M30). A avaliação estatística dos dados foi efetuada por meio de ANOVA seguida do teste de Friedman para a comparação dos momentos e o teste de Tukey para a comparação entre os grupos (p>0,05). A FC foi estatísticamente diferente entre os grupos em todos os momentos (GCX – M10=137, M20=123 e M30=115; GTZ – M10=228, M20=212 e M=30=203). A FR diferiu entre os grupos em M10 (GCX=53 e GTZ=89). A TC reduziu-se ao longo do tempo em ambos os grupos, e de forma mais pronunciada no GCX. As variáveis eletrocardiográficas QT e RR foram maiores no CGX em todos os momentos, e a RR no CGX foi maior no M30 do que no M10. No P(mV) o GTZ foi superior ao GCX em M30. Ocorreu sialorréia em 50% dos animais do GTZ e um animal do CGX apresentou taquicardia ventricular sustentada. Concluiu-se que a associação cetamina-xilazina determina depressão cardíaca enquanto que o uso de tiletamina-zolazepam eleva a atividade respiratória com a manifestação de sialorréia em macacos-prego(AU)