VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 180-191

Efeito da eletroacunpuntura na série eritrocítrica do sangue medular e periférico de cães (Cannis familiaris, Linnaeus, 1758)

Athayde, Ingrid BuenoChaves, Nilo Sérgio TroncosoDamasceno, Adilson DonizetiVieira, DirsonAzevedo, Elisa Maria RennóOliveira, Lívia Fernanda

Com o presente trabalho objetivou-se avaliar as características da série eritrocítica medular e periférica de cães submetidos a sessões de eletroacunpuntura. Foram utilizados 12 cães, machos, saudáveis, da raça Dog Alemão, com dez meses de idade divididos em dois grupos: G1 (controle) e G2 (tratamento). Os animais do G2 foram submetidos a três sessões de eletroacunpuntura, nos pontos B18, B23 e VB29, cada uma com 30 minutos de duração. Amostras de sangue periférico foram colhidas diariamente e foram feitas aspirações de medula óssea em quatro momentos. Fez-se a avaliação e índices derivados (reticulócitos absolutos, percentual corrigido e índice de maturação). Avaliou-se também os reticulócitos e seus precursores na medula óssea. O tratamento proposto não interferiu na produção ou mobilização dos eritrócitos, embora tenha sugerido seu efeito na maturação dos eritroblastros na medula óssea(AU)