VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 82-89

Atualidades em videocirurgia na medicina veterinária:cirurgia endoscópica transluminal por orifícios naturais(NOTES) e cirurgia laparoendoscópica por único portal (LESS)

Basso, Paula CristinaRaiser, Alceu GasparMüller, Daniel Curvello de MendonçaSilva, Marco Augusto MachadoBrun, Maurício Veloso

O aprimoramento de cirurgias minimamente invasivas pode conferir resultados pós-operatórios aindamelhores, tais como melhorias na cicatrização e no aspecto estético, menor dor pós-operatória e diminuiçãodo período de internação hospitalar. A cirurgia endoscópica transluminal por orifícios naturais(Natural Orifice Transluminal Endoscopic Surgery - NOTES) em alguns casos pode ser alternativa àcirurgia laparoscópica, com a vantagem de eliminar incisões abdominais, uma vez que combina técnicaslaparoscópicas e endoscópicas para acessar o abdome através de orifícios naturais. Apesar de se tratarde acesso em desenvolvimento, muitas vantagens poderão ser atribuídas a NOTES, tais como menoresincidências de hérnias, de infecção da ferida operatória e de aderências. A cirurgia laparoendoscópicapor único portal (Laparoendoscopic Single-site Surgery- LESS) é outra modalidade atual dentro dosprocedimentos videocirúrgicos, na qual a operação é realizada por incisão cutânea única, com ou sem ouso de dispositivos ou equipamentos específicos. As indicações e contra-indicações de cada abordagemcirúrgica surgirão conforme o desenvolvimento técnico. Neste artigo, os autores abordam o histórico davideocirurgia na medicina veterinária e o estado atual das categorias de NOTES e LESS.(AU)