VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 85-89

Aplicação da termografia infravermelha para determinar os padrões detemperatura da bolsa escrotal de catetos (Tayassu tajacu Linnaeus, 1758)

Lima, Luanda Rêgo deSouza Junior, João Batista Freire deRicarte, Aracely Rafaelle FernandesSantos, Érika Aparecida AraújoCosta, Leonardo Lélis de MacedoOliveira, Moacir FrancoBarbosa Filho, José Antonio Delfino

Os catetos possuem importante função ecológica, participando da cadeia trófica como parte da dieta de grandes felinos. Deste modo, o decréscimo populacional, com possibilidade de extinção local de porcos-do-mato, pode interferir profundamente na biodiversidade local, uma vez que a presença destes animais pode garantir a existência de outras espécies. Diante disso, o objetivo deste estudo foi testar o uso da termografia infravermelha na avaliação da temperatura escrotal do cateto, listando os parâmetros seminais e padrões de termografia do escroto, visando com isso à obtenção de uma técnica rápida e precisa de seleção de reprodutores. Para isso foram utilizados 12 machos adultos, de onde foi possível fazer a coleta de sêmen. Em seguida, foram obtidas a termografia do escroto. No entanto, observou-se através dos dados que não havia nenhuma relação entre os padrões de qualidade do sêmen e a termografia, e que estes animais apresentam padrões termográficos do escroto (31,5 °C) diferentes da maioria dos mamíferos. Contudo, ainda é necessário realizar mais estudos com maior número de animais e utilização de animais com alterações testiculares, a fim de certificar o uso da termografia para a seleção de reprodutores cateto.(AU)

Texto completo