VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

The influence of prior experience with artificial fruits on the ovipositioning behavior of Anastrepha fraterculus (Diptera, Tephritidae)

L. F. Departamento de Fitossanidade Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) Gregório, PatríciaDepartamento de Fitossanidade Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) Sant'Ana, JosuéR. Departamento de Fitossanidade Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) Redaelli, LuizaD. N. Departamento de Fitossanidade Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia) Idalgo, Thiago

A mosca-das-frutas-sul-americana, Anastrepha fraterculus (Wiedemann,1830) (Diptera, Tephritidae) é uma das principais pragas da fruticultura no Brasil. O trabalho objetivou avaliar a influência da experiência prévia com frutos artificiais contendo polpa de pêssego e/ou guabiroba no comportamento de oviposição de A. fraterculus. Foram utilizados insetos entre 15 e 21 dias de idade, expostos a quatro tratamentos: 1) experiência com guabiroba, Campomanesia xanthocarpa O. Berg (Myrtaceae); 2) com pêssego, Prunus persica (L.) Batsch (cultivar Chimarrita) (Rosaceae); 3) com ambos; 4) inexperientes. Fêmeas inexperientes, assim como as experientes com polpa de guabiroba e com ambas (pêssego e guabiroba) ovipositaram e apresentaram comportamentos de arraste e punctura nos substratos que continham guabiroba, porém, as fêmeas previamente expostas somente à polpa de pêssego não apresentaram preferência por qualquer um dos substratos. O presente estudo indica que a experiência prévia com o substrato influencia o comportamento de oviposição de A. fraterculus.

Texto completo