VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Primatology in southern Brazil: a transdisciplinary approach to the conservation of the brown-howler-monkey Alouatta guariba clamitans (Primates, Atelidae)

Jerusalinsky, LeandroZimmermann Teixeira, FernandaXavier Lokschin, LuisaAlonso, AndréMaria de Assis Jardim, MárciaNunes Hallal Cabral, JulianeCambará Printes, RodrigoBuss, Gerson

Intervenções humanas nos ambientes naturais são a principal causa da perda de biodiversidade global. Essa situação não é diferente no sul do Brasil, onde vivem cinco espécies nativas de primatas. Embora existam algumas pesquisas anteriores, estudos sobre primatas nessa região começaram a ser desenvolvidos consistentemente no início da década de 1980 e continuaram sendo produzidos desde então. Além de importante iniciativas para pesquisar e conservar as espécies altamente ameaçadas Leontopithecus caissara Lorrini & Persson, 1990 e Brachyteles arachnoides E. Geoffroy, 1806, outras espécies, incluindo algumas localmente ameaçadas, têm sido foco de pesquisas, manejo, e iniciativas de conservação. Desde 1993, o Programa Macacos Urbanos (PMU) tem pesquisado a distribuição e avaliado as ameaças às populações de Alouatta guariba clamitans (Cabrera, 1940) em Porto Alegre e arredores. O PMU tem desenvolvido estratégias de conservação em quatro frentes de trabalho: (1) pesquisa científica em biologia e ecologia, gerando conhecimento básico para apoiar as outras iniciativas do grupo; (2) educação para conservação, que enfatiza ações educativas e projetos de longo-prazo em escolas localizadas próximas às populações do bugio-ruivo, baseados na abordagem de espécie-bandeira; (3) manejo, analisando conflitos que envolvam bugios e comunidades humanas, focando na mitigação desses problemas e na apropriada destinação dos animais machucados ou em risco; e (4) a frente de trabalho de Políticas Públicas, que visa reduzir e/ou prevenir os impactos da expansão urbana, contribuindo para criar áreas protegidas e fortalecer a legislação ambiental. Estas diferentes abordagens têm contribuído para a conservação das populações do bugio-ruivo em curto prazo, indicando que trabalhos desenvolvidos coletivamente e a atuação em frentes de trabalho interrelacionadas e diversificadas pode ser essencial para atingir as metas de conservação. Os resultados sinergéticos dessas abordagens e sua relação com a primatologia na região sul do Brasil são apresentados neste trabalho.

Texto completo