VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 2385-2389

Avaliação microbiológica do pirarucu (Arapaima gigas) manejado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã (resultados preliminares)

Barros, Ana Paula CamposGonçalves, Ana Claúdia TorresBonet, Ricardo PinheiroChagas, Iranir Carlos Cruz dasGomes, Maria Cecília Rosinski Lima

O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe carnívoro da Amazônia e é considerado um dos peixes mais importantes da região. Ele é manejado de forma sustentável por Acordos de Pesca da Reserva de Desenvolvimento sustentável Mamirauá. Dados microbiológicos são necessários para verificar a qualidade higiênico-sanitária dos peixes manejados nessa região. Devido a essa importância o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica do pirarucu manejado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. Foram avaliados 16 amostras no total, provenientes de dois Acordos de Pesca diferentes (AP1 e AP2). Os microrganismos analisados foram Mesófilos, Staphylococcus aureus, Coliformes Totais e Escherichia coli. As amostras dos dois Acordos de Pesca tiveram presença para todas as bactérias e grupos de bactérias analisados, com valores mais elevados para o AP1. Tendo assim a partir desses resultados a necessidade de um controle maior das condições higiênico-sanitária no fluxograma de beneficiamento dos locais estudados.(AU)

Texto completo