VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 935-939

Avaliação físico-química do iogurte de leite de cabra com adição das geleias de abacaxi (Ananas comosus) e noni (Morinda cintrifola L. )

Santana, Taynara Farias Teixeira deTorres, Alisson Rogério dos SantosSiva, Yana Aguiar Emiliano daBarbosa, Julicelly GomesLopes, Chiara Rodrigues Amorim

Objetivou-se elaborar iogurte de leite de cabra com adição das geleias de abacaxi (Ananas comosus) e noni (Morinda citrifolia L.) e avaliar a composição físico-química do produto. Foram preparados cinco tratamentos do iogurte de leite de cabra, adicionados com diferentes concentrações das geleias de abacaxi e noni (0, 0,5, 1,25, 2,5 e 5%) e analisados em triplicata as composições físico-química quanto: acidez titulavel, gordura, pH, cinzas, umidade e lactose. Os resultados foram submetidos a análise estatística de variância (ANOVA) seguido do teste de Tukey a nível de 5% para comparação das médias. Apenas a amostra com 5% das geleias de abacaxi e noni apresentou diferença estatística (p<0,05) na variável gordura, porém assim como os demais parâmetros estavam dentro das normas da legislação estabelecida.(AU)

Texto completo