VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 2872-2876

Análise sensorial do iogurte de leite de cabra elaborado com geleias de abacaxi (Ananas comosus) e noni (Morinda cintrifola L)

Santana, Taynara Farias Teixeira deTorres, Alisson Rogério dos SantosSilva, Yana Aguiar Emiliano daBarbosa, Julicelly GomesLopes, Chiara Rodrigues de Amorim

Objetivou-se elaborar e avaliar a qualidade sensorial do iogurte de leite de cabra com adição de diferentes concentrações das geleias de abacaxi (Ananas comosus) e noni (Morinda citrifolia L.). Foram elaborados cinco tratamentos de iogurte de leite de cabra com diferentes concentrações das geleias de abacaxi e noni (0, 0,5, 1,25, 2,5 e 5%) e em seguida 20 provadores treinados realizaram testes sensoriais, como: Análise Descritiva Quantitativa (ADQ), teste de intenção de compra e aceitação. Todos os atributos sensoriais apresentaram diferença significativa (p<0,05) pelo teste Tukey na ADQ, e no teste Nemenyi para aceitação e intenção de compra. As amostras com maiores concentrações das geleias de abacaxi e noni, conseguiram mascarar o odor e sabor do leite de cabra, obtendo uma boa aceitação e intenção de compra pelos provadores.(AU)

Texto completo