VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 702-706

Aceitação sensorial de cervejas de diferentes marcas comerciais

Costa, Anderson RochaSousa, Antonia Mayara Brilhante deFerreira, Felipe Joseph NascimentoLima, Felipe Moura dePereira, Ana Lúcia Fernandes

A cerveja é uma bebida de ampla produção e consumo no mundo, conhecida desde os tempos remotos em diversos países. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aceitação sensorial de cervejas de duas marcas comercializadas na cidade de Imperatriz - MA. A análise sensorial foi conduzida com 60 julgadores não treinados, consumidores de cervejas. Para isso, foram utilizadas as escalas hedônica, do ideal e de intenção de compra. Para os dados de escala hedônica, todos os atributos encontraram-se na região de aceitação da escala, se localizando entre as categorias “gostei ligeiramente” e gostei muitíssimo”. Contudo, a marca B foi mais aceita, em virtude da melhor aparência apresentada. A marca A teve menor aceitação da cor, resultante da menor intensidade desse atributo.(AU)

Texto completo