VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 52-57

Aspectos técnicos da exposição e marketing de iogurtes funcionais e iogurtes tradicionais em supermercados

Silva, Ana Carolina Gama daScotton, Juliana FerreiraUeno, Mariko

o consumo de iogurte tem aumentado em consequência da crescente preocupação em relação aos hábitos saudáveis de alimentação e nutrição. Foram avaliados os aspectos técnicos e as características da exposição dos iogurtes nas câmaras frias, em quatro estabelecimentos comerciais do município de Taubaté, São Paulo. Foi utilizado um guia de verificação para a avaliação dos atributos: temperatura, prazo de validade, estado de conservação das embalagens, distribuição das cores nas embalagens, sabores disponíveis de iogurtes, e a organização dos iogurtes e das marcas dos iogurtes expostos na câmara fria. Os iogurtes expostos à venda, nos estabelecimentos pesquisados, estavam em temperatura adequada e não se encontraram iogurtes fora do prazo de validade e nem embalagens violadas; estes aspectos técnicos asseguram a qualidade e a segurança do produto. As empresas fabricantes de iogurte estão atentas às características que afetam o marketing, atraindo a atenção dos consumidores, como a cor sugestiva das embalagens, predominando vermelha para os iogurtes tradicionais e a verde para os iogurtes funcionais, bem como a localização estratégica de cada estabelecimento para a melhor exposição dos produtos nas câmaras frias. (AU)