VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 17-23

Rotulagem de alimentos lácteos: a percepção do consumidor

Freitas, Jessicley Ferreira deDamasceno, Karla Suzanne Florentino da Silva ChavesCalado, Carmen Lúcia de Araújo

Atualmente há uma tendência dos consumidores em conhecer o valor nutricional dos alimentos industrializados. Desta maneira, as indústrias têm procurado adequar-se as exigências da legislação quanto às informações contidas nos rótulos dos alimentos, para que o consumidor tenha acesso a informações claras e completas, evitando falsas afirmações referentes às propriedades nutricionais dos alimentos. Este estudo teve como objetivo averiguar o comportamento e o perfil do consumidor em relação às informações contidas nos rótulos dos produtos lácteos, em supermercados de grande porte localizados em diferentes Distritos da cidade de Natal-RN. Os resultados demonstraram que existe por parte dos consumidores a preocupação em ler os rótulos dos produtos que adquirem, onde 40, 32 e 36 por cento dos entrevistados nos Distritos Norte, Sul e Leste, respectivamente, afirmaram que tais informações esclarecem bem suas dúvidas. Neste sentido, observou-se que existe uma prática de leitura, principalmente, do prazo de validade dos produtos. O leite foi produto mais procurado pelos entrevistados. Foi observado também que informações importantes para o consumidor como a informação nutricional não está sendo declarada de acordo com a legislação por alguns fabricantes de produtos lácteos, o que pode vir a confundir o consumidor no momento da aquisição de um destes produtos, podendo trazer algum tipo de prejuízo ao mesmo.(AU)