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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

A gestão da qualidade dos alimentos nos serviços de gastronomia na cidade de São Paulo durante a pandemia de Covid 19

Takamatsu, Renata Pereira

Devido ao risco da pandemia COVID 19, foram adotadas estratégias para reduzir as taxas de contágio das populações e tentar evitar crise no sistema de saúde. A categoria de bares e restaurantes busca adequar-se a essas estratégias, mantendo a qualidade e higiene de seus serviços para colaboradores e cliente. Neste trabalho o objetivo foi realizar o levantamento e análise sobre as ações direcionadas à prevenção da transmissão da COVID 19 em serviços de alimentação. A metodologia adoada foi a revisão bibliográfica por meio de dados disponíveis em bases de dados científicos como: Scielo, PubMed e Órgãos do Governo, nos últimos 43 anos. O período de busca se deu entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 e resultou em 28 artigos. O Governo de São Paulo determinou fases de acordo com o avanço da pandemia e cada uma delas apresenta restrições para bares e restaurantes, além disso, outros autores desenvolveram orientações para que eles pudessem seguir o padrão das boas práticas de higiene nos serviços de alimentação. Concluiu-se que há necessidade de manter a qualidade higiênico sanitária em serviços de gastronomia de São Paulo, também é importante que os clientes sejam ouvidos e que funcionários tenham treinamentos para evitar a contaminação da COVID 19 e manter as pessoas sadias.(AU)

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