Inserção no meio de pesquisa por meio da elaboração e análise sensorial de doce de maçã
Oliveira, Letícia Trindade deSantos, Marília Assis dosAmorim, Lorrayne Costa
Objetivamos com a realização deste trabalho a inserção de alunos do ensino médio no meio da pesquisa científica por meio da elaboração e aplicação de teste sensorial de duas formulações diferentes de doce de maçã, A) com adição de leite condensado e B) adição de açúcar. Foi aplicado a avaliação sensorial discriminativa, por meio do teste triangular. Foram utilizados 38 julgadores. O teste foi conduzido de acordo com um delineamento de blocos completos casualizados, e para se realizar a interpretação dos dados foi utilizado a distribuição quiquadrada, com o auxílio de tabela para o teste triangular, ao nível de significância de 0,05. Foi possível concluir que não existe diferença sensorial entre a formulação feita com base na utilização de leite condensado e a formulação feita com a utilização de açúcar. O doce de maça foi caracterizado por possuir coloração branca amarelada, sabor relativamente doce e textura cremosa e por meio da realização do trabalho as estudantes envolvidas no trabalho tiveram a apresentação ao mundo da pesquisa devido ao cumprimento de todas as atividades.
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