VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 156-160

Persistência de Steinernema carpocapsae e S. feltiae (Rhabditida: Steinernematidae) no solo sobre Agrotis ipsilon (Lepidoptera: Noctuidae)

Kaiser, Ingrid SchimidtLima, Victor Luiz SouzaPratissoli, DirceuDamascena, Alixelhe PachecoBueno, Regiane Cristina Oliveira de Freitas

A lagarta rosca Agrotis ípsilon (Lepidoptera: Noctuidae) é uma praga polífaga que ataca mais de uma centena de tipos de cultivos. O hábito de ficar enterrada ou abaixo dos restos culturais pode ajudar o contato com nematoides entomopatogênicos (NEP), que são inimigos naturais de insetos. O objetivo deste estudo foi avaliar a persistência da patogenicidade de Steinernema carpocapsae e S. feltiae (Rhabditida: Steinernematidae), aplicados no solo contra lagartas de A. ipsilon. Os NEPs foram aplicados em vasos contendo solo e lagartas de A. ipsilon foram introduzidas nos vasos em cinco períodos (0, 2, 4, 6, e 8 dias após o tratamento). As duas espécies de NEPs causaram patogenicidade em todos os períodos avaliados. A taxa de mortalidade foi superior a 92% em todos os tratamentos e períodos avaliados. Com base nos resultados, é possível indicar aplicações de NEPs a cada oito dias para redução populacional de lagartas de A. ipsilon.(AU)

Texto completo