VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 58-72

Avaliação da repelência de um medicamento à base de dinotefuran, permetrina e piriproxifen em cães expostos a infestações experimentais com flebotomíneos (Lutzomyia longipalpis)

Godoi, Bruna Cerrutti deFernandez, SandraLeite, Paula BandieraSossai, SidimarBrandão, Leonardo PintoBrabec, Priscila FigueiraFonseca, Evelise S. MRossi, Claudio Nazaretian

A leishmaniose visceral é uma zoonose grave de alta incidência no Brasil devido à presença de flebotomíneos em áreas urbanas. A prevenção e o controle da leishmaniose canina são importantes e realizados por meio de produtos tópicos de ação antiparasitária, repelente e inseticida. O estudo avaliou a eficácia de repelência de um produto tópico de aplicação line-on, à base de permetrina, dinotefurane piriproxifen. Seis cães foram tratados com o produto e seis não receberam tratamento. Todos foram sedados e expostos a flebotomíneos da espécie Lutzomyia longipalpis semanalmente, por 28 dias. Os resultados mostraram eficácia média de 90,4%. Houve diferença significativa na média de fêmeas ingurgitadas vivas entre os grupos (p ≤ 0,05) em todas as avaliações. O produto apresentou repelência contra Lutzomyia longipalpis durante 28 dias.(AU)