VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 53-67

Perfil hematológico, bioquímico sérico e urinállse em gatos domésticos (Felis domesticus, Linnaeus, 1758) com doença do trato urinário inferior (DTUI)

Rodrigues de Lima, Evildade Carvalho Reis, JoséLopes de Almeida, EdvaldoNogueira Teixeira, MirianWillcox Rego, Eneidada Silva Carneiros, Adriano

Com o objetivo de avaliar o perfil hematológico, bioquímico sérico, e a urinálise em animais com OTUI, foram utilizados sete gatos, de ambos os sexos, sem raça definida, de dois a quatro anos, divididos em dois grupos, três machos e quatro fêmeas, submetidos inicialmente a dieta de ração seca industrializada, considerada pelos clínicos como responsável de causar OTUI. Após o desenvolvimento dos sintomas, utilizou-se a ração seca industrializada recomendada para controle da OTUI. Os animais foram avaliados mensalmente através do hemograma, bioquímica sérica e urinálise durante 5 meses. Os machos não apresentaram diferenças estatisticamente significativas nos parâmetros avaliados pelo hemograma, porém as fêmeas apresentaram diferenças estatisticamente significativas para o número de hemácias, hematócrito, VCM, HCM. Os machos apresentaram diferenças estatisticamente significativas para creatinina, colesterol, proteína total e as fêmeas para creatinina, proteína total e ureia. O pH urinário dos machos e das fêmeas foi estatisticamente diferente antes e depois da OTUI. Conclui-se que o uso da dieta terapêutica para OTUI teve influência na sintomatologia dos animais com o desaparecimento da disúria e hematúria, e nos resultados do hemograma das fêmeas, da bioquímica sérica dos machos e fêmeas e da urinálise, com ausência da cristalúria e diminuição do pH urinário.

Texto completo