VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 9-20

Avaliação da influência da ração seca industrializada sobre o perfil eletrolítico sérico e urinálise em gatos domésticos (Felis domesticus, Linnaeus, 1758)

Rodrigues de Lima, EvildaTadeu de Vasconcelos, Antoniode Carvalho Reis, JoséLopes de Almeida, EdvaldoNogueira Teixeira, MiriamWillcox Rêgo, EneidaVieira Bezerra, Joséda Silva Carneiro, Adriano

Objetivando avaliar a influência do tipo de ração, tempo de consumo e sexo sobre o perfil eletrolítico sérico e urinálise em gatos, foram utilizados 24 animais, de ambos os sexos, sem raça definida, com idade de 2 a 4 anos, submetidos a três tipos de ração seca industrializada (R1, R2, R3). Os animais foram avaliados mensalmente, durante 6 meses e efetuadas as dosagens de magnésio, fósforo, cálcio, cloreto, sódio e potássio através do Seletor de Íons Charin. Nos resultados obtidos para o perfil eletrolítico sérico, de acordo com o tipo de ração, os machos apresentaram diferenças estatisticamente significativas para magnésio, cálcio e sódio, e as fêmeas para cloreto. De acordo com os dias após o consumo, nos machos as diferenças foram estatisticamente significativas para magnésio, fósforo, sódio, e nas fêmeas para magnésio, fósforo, cálcio, cloreto, sódio e potássio. Os resultados para o pH urinário dos machos e das fêmeas, de acordo com o tipo de ração, apresentaram diferença estatisticamente significativa. Conclui-se que algumas variáveis relacionadas com o perfil eletrolítico sérico e com a urinálise (pH, cristalúria, cilindrúria), de machos e de fêmeas, podem ser afetados pelo tipo de ração e pelo tempo de consumo, havendo diferença entre os sexos.

Texto completo