Modelos anatômicos fabricados com resíduos de isopor como ferramenta ecológica de baixo custo para o ensino prático de anatomia comparada
Roberts, João Vlademir dos SantosPereira, Vitor PiresMorais-Pinto, Luciano de
Novas ferramentas didáticas podem ampliar as alternativas pedagógicas para o ensino da anatomia comparada. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial do resíduo de isopor para a confecção de modelos didáticos viáveis para o ensino de anatomia comparada. A partir de um bloco primário, a escultura foi iniciada com uma faca ou cortador. Em seguida, as arestas foram removidas com lixa até se obter a forma anatómica final do órgão. A superfície da escultura era então coberta com papel embebido em uma solução aquosa de cola branca. Após a secagem, foi aplicada uma camada de resina, seguida de um polimento para uniformizar a superfície. Os modelos são acabados com tinta e selante à prova de água. Através dos protótipos didáticos, foi possível ampliar órgãos e estruturas naturalmente pequenos para dimensões maiores que favorecem o ensino prático. Isso facilita a abordagem didática de detalhes anatômicos indisponíveis em espécimes tradicionais. Além disso, seu uso minimiza os riscos à saúde humana pela exposição aos produtos tóxicos utilizados na conservação dos cadáveres e contribui para a preservação do meio ambiente. A eficácia dos modelos de resina injetada para o ensino da anatomia é já conhecida, o que torna a utilização de modelos anatómicos sintéticos uma metodologia válida, mas estes podem ter limitações em muitos países devido ao seu elevado custo e dificuldade de acesso. A nossa proposta oferece uma alternativa eficaz e de baixo custo para o ensino da anatomia comparada na prática. Quando combinados com outras técnicas, os resíduos de isopor revelaram-se viáveis para a fabricação de protótipos didáticos.
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