Efeitos de diferentes níveis de nitrogênio sobre o crescimento vegetativo e produtividade do café conilon (Coffea canephora)
Busato, CamiloReis, Edvaldo Fialho dosOliveira, Marcos GóesGarcia, Giovanni de OliveiraBusato, Cristiani Campos MartinsPartelli, Fábio Luiz
A determinação do nitrogênio nas plantas por técnicas que permitem um diagnóstico rápido, baseado nas características de crescimento das plantas, pode ser uma ferramenta útil para o manejo nutricional das plantas de café. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar as características de crescimento e rendimento do café conilon irrigado em resposta à diferentes níveis de nitrogênio, resultando na determinação dos níveis mínimos de N necessárias para atingir o rendimento máximo, aqui chamadas de níveis críticos. O experimento foi realizado em Colatina, Espírito Santo, Brasil, em plantações de café conilon, variedade clonal Emcapa 8111, genótipo 02. Foram aplicados seis níveis de nitrogênio (0, 110, 220, 440, 880 e 1320 kg N ha-1) e a resposta em características de crescimento e rendimento foi periodicamente avaliada. Houve um efeito positivo do aumento dos níveis de N sobre o rendimento, na medida em que os níveis de N que forneceram 95% do rendimento máximo (137,4 sacos ha-1 e 108,5 sacos ha-1) nas estações de crescimento 2012/2013 e 2013/2014, respectivamente, foram de 420,7 e 543,1 kg de N ha-1. Houve também um efeito positivo dos níveis de N sobre as características de crescimento e conteúdo de nitrogênio, indicando seu uso como ferramentas para um diagnóstico nutricional rápido, com o objetivo de otimizar o manejo de nitrogênio no café Conilon.
Texto completo