VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1-7

Efeito da inclusão de diferentes níveis de inulina nos parâmetros produtivos e na morfologia intestinal em cobaias de engorda (Cavia porcellus)

Carcelén Cáceres, FernandoSan Martín Howard, FelipeAra Gómez, MiguelBezada Quintana, SandraAsencios Méndez, AnaRuiz-García, LuisSandoval-Monzón, RocíoJiménez Aliaga, RonaldPerales Camacho, RosaSantillán Altamirano, GilbertoGuevara Vásquez, Jorge

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da suplementação na dieta de cobaias com inulina, em níveis crescentes (0,1%, 0,2%, 0,4%) como substituto para um antibiótico promotor de crescimento (AGP, bacitracina de zinco) além do grupo controle (dieta padrão). Foram utilizados 50 porquinhos-da-índia machos com 14 dias de idade. Os parâmetros produtivos foram avaliados do desmame aos 70 dias de idade e os parâmetros morfológicos intestinais foram avaliados no duodeno, jejuno e íleo no momento do abate. Foi encontrado um efeito linear do nível de inulina sobre na taxa de conversão alimentar (FCR; P = 0,006), indicando que em níveis mais elevados de inulina o FCR diminui. Não houve diferença significativa entre os grupos quando avaliado o efeito dos diferentes tratamentos sobre o consumo de ração e ganho de peso corporal (P > 0,05). Um efeito linear do nível de inulina foi encontrado no comprimento das vilosidades (VL), na largura das vilosidades (VW) e na relação comprimento / profundidade (VL/DC) no duodeno, sobre a VW no jejuno; e no VL no íleo (P < 0,05). Em conclusão, um efeito linear do aumento do nível de inulina foi encontrado na taxa de conversão alimentar e nos parâmetros morfológicos da integridade do duodeno, além disso, não houve diferença entre a adição de inulina na dieta e o tratamento com um antibiótico promotor de crescimento.(AU)

Texto completo