Caracterização genômica do Canine circovirus detectado em um cão com gastroenterite hemorrágica intermitente no Brasil

Cruz, Taís FukutaBatista, Thiago NevesVieira, Ester MarianePortela, Luiz Marcos FredianiBaccarin, Amanda MahnkeGradiz, Jéssica JehleAraújo Junior, João Pessoa

Como o Canine circovirus (CanineCV) é uma nova espécie do Gênero Circovirus, várias questões relacionadas com a sua epidemiologia, patogenia e doença clínica permanecem desconhecidas. Assim, este estudo objetivou realizar a caracterização da primeira sequência do genoma completo do CanineCV detectado em um cão com diarreia, no Brasil. Uma amostra de fezes foi coletada de um cão da raça Pastor Alemão, fêmea, 10 meses de idade, o qual tinha sinais de gastroenterite hemorrágica intermitente, vômito e uma história de ingestão de carne crua de porco. O genoma completo do CanineCV foi sequenciado pelo Sequenciamento de Nova Geração. A sequência tinha 2.063 nucleotídeos, apresentou uma organização genômica típica para um circovírus e foi agrupado com a cepa 214, descrita nos Estados Unidos pela análise filogenética. Uma mudança de aminoácido foi encontrada na proteína de replicação e por causa disso ela foi considerada única para o CanineCV. Portanto, a caracterização do genoma completo do CanineCV brasileiro pode ser utilizada em futuros estudos de epidemiologia molecular, patogenia e no desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico para prevenção e controle desta doença.(AU)